terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Doutrina da Salvação - 13.

A Regeneração
.
A regeneração difere do arrependimento, fé e conversão no sentido de que ela é uma ação direta de Deus na vida do crente. O homem deve arrepender-se dos seus pecados, crer no Evangelho de Jesus Cristo e converter-se; assim Deus ordena. Mas não há mandamento para que o homem se regenere, pois esta é uma obra feita por Deus. Ela é o princípio essencial da salvação.
A Bíblia usa vários termos para referir-se ao que chamamos de regeneração. Entre outros, ela fala de novo nascimento (Veja em João 3.3: “A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” - RA); ou nascido de Deus (Veja em João 1.12,13: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;  os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” - RA; Veja também em 1 João 5.1,4:  “ Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido. Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” - RA).
A Bíblia também fala de vivificação (Veja em Efésios 2.1,4,5:   “ E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)” - RC; fala de renovação pelo Espírito (Veja em Tito 3.5: “ não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo” - RA).
Fala de nova criação (Veja em Efésios 2.10: “Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós” - NTLH; e em 2 Coríntios 5.17:  “ E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” - RA).
E fala também em ressurreição (Veja em Colossences 2.13:  “ Antigamente vocês estavam espiritualmente mortos por causa dos seus pecados e porque eram não-judeus e não tinham a lei. Mas agora Deus os ressuscitou junto com Cristo. Deus perdoou todos os nossos pecados” - NTLH; e Colossenses 3.1: “Vocês foram ressuscitados com Cristo. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus” - NTLH).
Contudo o termo mais apropriado e utilizado na teologia é regeneração, conforme podemos ler em Tito 3.5: “não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo” - RC; e em 1 Pedro 1.3:  “ Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,” - RA. A idéia da Bíblia é de que há um homem natural e outro regenerado, ou feito de novo, por Deus, em Cristo Jesus.
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!
Em Cristo Jesus!

sábado, 7 de janeiro de 2012

Doutrina da Salvação - 12.


Continuação do post anterior.

A natureza da união com Cristo.
Objetivamente, todos os que hão de ser salvos foram incluídos em Cristo quando Ele morria e ressuscitava no mundo. Jesus declarou: “E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim” (João 13.32). Paulo afirma que “o nosso velho homem foi crucificado com Ele” (Romanos 6.6). Quando Jesus morria na cruz, lá estávamos nós também.
Esta união com Cristo é realizada por meio do Espírito Santo, que está intimamente identificado com Jesus (Veja em Romanos 8.9-11: “ Vocês, porém, não vivem como manda a natureza humana, mas como o Espírito de Deus quer, se é que o Espírito de Deus vive realmente em vocês. Quem não tem o Espírito de Cristo não pertence a ele. Mas, se Cristo vive em vocês, então, embora o corpo de vocês vá morrer por causa do pecado, o Espírito de Deus é vida para vocês porque vocês foram aceitos por Deus. Se em vocês vive o Espírito daquele que ressuscitou Jesus, então aquele que ressuscitou Jesus Cristo dará também vida ao corpo mortal de vocês, por meio do seu Espírito, que vive em vocês” - NTLH; em 2 Coríntios 3.17,18: “Aqui a palavra “Senhor” quer dizer o Espírito. E onde o Espírito do Senhor está presente, aí existe liberdade. Portanto, todos nós, com o rosto descoberto, refletimos a glória que vem do Senhor. Essa glória vai ficando cada vez mais brilhante e vai nos tornando cada vez mais parecidos com o Senhor, que é o Espírito” - NTLH; e em João 14.16: Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre” - NTLH).
Quando falamos que Cristo vive em nós, falamos de uma união espiritual. Cristo ainda tem um corpo e está a destra de Deus. Ele vive em nós por meio do Espírito Santo. O Espírito Santo é o elo pelo qual Cristo nos une eficazmente a Ele.
Essa união, portanto, não é do tipo místico. Também não é metafísico. Não é sacramental, isto é, não se realiza por meio de comer o corpo e beber o sangue do Senhor. O meio para se chegar a essa união é a fé legítima, associada com o arrependimento e a conversão à Cristo.
Continua no próximo post.
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!
Em Cristo Jesus!