segunda-feira, 23 de abril de 2012

Doutrina da Salvação - 18.


Continuação do post anterior.
A Complementação da Regeneração.
A Regeneração inicia uma nova vida espiritual dentro de nós. Depois desta experiência, já temos o potencial de crescer e de nos desenvolver espiritualmente. O alvo da regeneração é tornar-nos semelhantes a Cristo (Confira em 1 João 3.2: “ Meus amigos, agora nós somos filhos de Deus, mas ainda não sabemos o que vamos ser. Porém sabemos isto: quando Cristo aparecer, ficaremos parecidos com Ele, pois o veremos como Ele realmente é” - NTLH).
Temos sido escolhidos e separados para sermos semelhantes a Ele (Confira em Romanos 8.29: “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos” - RA). O desenvolvimento desta vida espiritual vai continuar através da vida toda. O processo não será completo até sermos glorificados. Enquanto aguardamos a Sua vinda gloriosa devemos manter as nossas vidas na pureza (Confira em 1 João 3.3: “ E todo aquele que tem essa esperança em Cristo purifica-se a si mesmo, assim como Cristo é puro” - NTLH).
O fato de assemelhar-se a Cristo vai, portanto, envolver muitas mudanças (Confira em 1 Pedro 2.21: “ pois foi para isso que Ele os chamou. O próprio Cristo sofreu por vocês e deixou o exemplo, para que sigam os Seus passos” - NTLH). Mesmo agora, enquanto nos dedicamos a Ele e a Sua causa (Cf em 2 Coríntios 3.18: “ Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo, como um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor” - RC).
Os regenerados, enquanto crescem espiritualmente, vencem o mundo com todos os seus desejos e paixões (Veja em Gálatas 5.24: “E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências” - RA; e em 1 João 5.4: “ porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” - RA).
Agora eles fazem o que é justo pois são justos. Seus velhos hábitos foram substituídos por novos hábitos de Justiça (Veja em 1 João 2.29: “Já que vocês sabem que Cristo sempre fez o que é correto, devem saber também que quem faz o que é correto é filho de Deus.” - NTLH).
Estas evidências constituem uma prova para eles mesmos e para todos os outros de que foram realmente regenerados.
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!
Continua no próximo post.