sábado, 22 de setembro de 2012

Doutrina da Salvação - 26.

Continuação do post anterior.
Aspectos da Glorificação:
Não sabemos tudo que está incluído na glorificação. Mas a Bíblia nos revela alguns aspectos dessa glória vindoura.
Novo Corpo – Na ressurreição os crentes terão um novo corpo, corpo glorificado, transformado, adaptado às condições de existência do mundo vindouro (Veja em Filipenses 3.21: “ Ele transformará o nosso corpo fraco e mortal e fará com que fique igual ao seu próprio corpo glorioso, usando para isso o mesmo poder que Ele tem para dominar todas as coisas.” - NTLH; em Lucas 20.35,36: “mas os que são havidos por dignos de alcançar a era vindoura e a ressurreição dentre os mortos não casam, nem se dão em casamento. Pois não podem mais morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.” - RA; em Romanos 8.23: “E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo.” - RA; e em 1 Coríntios 15.51: “Escutem bem este segredo: nem todos vamos morrer, mas todos nós vamos ser transformados, num instante,” - NTLH). Esse novo corpo não estará mais sujeito às condições ou às leis desta criação, mas será corpo espiritual, tal qual o corpo ressurreto de Jesus.
Nova Morada – nova pátria, novo céu e nova terra, e nova Jerusalém, são expressões que indicam uma nova habitação para os que forem glorificados(Veja em Filipenses 3.20: “ Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,” - RA; em Hebreus 11.16: “ Mas, pelo contrário, estavam procurando uma pátria melhor, a pátria celestial. E Deus não se envergonha de ser chamado de o Deus deles, porque ele mesmo preparou uma cidade para eles.” (Hebreus 11:16 NTLH); em 2 Pedro 3.13: “Porém Deus prometeu, e nós estamos esperando um novo céu e uma nova terra, onde tudo será feito de acordo com a vontade dEle.” - NTLH; e em Apocalipse 21.1-4: “ Então vi um novo céu e uma nova terra. O primeiro céu e a primeira terra desapareceram, e o mar sumiu. E vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia do céu. Ela vinha de Deus, enfeitada e preparada, vestida como uma noiva que vai se encontrar com o noivo. Ouvi uma voz forte que vinha do trono, a qual disse: —Agora a morada de Deus está entre os seres humanos! Deus vai morar com eles, e eles serão os povos dele. O próprio Deus estará com eles e será o Deus deles. Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram.” - NTLH). Se o pecado arruinou a morada de Deus com os homens aqui na terra, na redenção Deus proveu uma nova terra, nova morada onde Deus estará com os homens.
Continua no próximo post.
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Doutrina da Salvação - 25.

Continuação do post anterior.
Resumo da salvação.
O Arrependimento, como vimos, é o primeiro elo da cadeia da salvação. Quando uma pessoa reconhece o seu pecado e se afasta dele, confessando-o a Deus, ela evidencia o verdadeiro arrependimento. O próximo vínculo na cadeia é a fé em Cristo. Aprendemos que a fé em Cristo é o ato e a atitude voluntária de uma pessoa ao colocar a sua confiança total em Jesus Cristo, deixando que Ele controle as suas ações. Com o arrependimento nós nos afastamos do pecado e com a fé nós nos voltamos para Deus. Quando uma pessoa assim faz ela experimenta a conversão.
As provisões de Deus, incluem a regeneração e a justificação. A regeneração é o ato de Deus que dá vida espiritual ao pecador arrependido quando ele recebe o Senhor Jesus Cristo. Esta transformação instantânea e sobrenatural que acontece, por meio do Espírito Santo, na vida daquele que crê, chama-se o novo nascimento. Paralelamente a esta mudança, Deus justifica o crente, pela sua graça abundante, perdoando todos os seus pecados e aceitando-o como justo na sua presença. Além disso, o Pai celestial nos coloca na família, mediante a adoção, fazendo-nos seus filhos adotivos com todos os privilégios que acompanham essa posição. Ficamos unidos com Cristo, ou em Cristo, para produzir bons frutos e para que os frutos permaneçam.
Portanto, na regeneração a pessoa recebe uma nova natureza. Na justificação recebe uma nova posição perante Deus e na adoção ela recebe uma nova relação com Deus.
Depois vimos a santificação, ou seja, por causa da obra de Cristo em nós somos chamados a responder vivendo em santidade. Refere-se a necessidade de sermos separados do pecado e separados para Deus em completa dedicação. Ao nascermos de novo recebemos uma santificação posicional providenciada por Deus em Cristo. Consequentemente, nosso novo estilo de vida requer que andemos no Espírito e esta experiência resulta numa transformação progressiva em que chegamos a ser cada vez mais semelhantes a Cristo e a ter um conhecimento cada vez mais completo de Deus.
Por último estamos considerando o nosso destino final, quando nos reuniremos todos juntos na presença de nosso Salvador. Este é o aspecto final da nossa salvação esperada ansiosamente por toda a criação: nossa glorificação.
Leia a referência bíblica em Romanos 8.18-25: “Eu penso que o que sofremos durante a nossa vida não pode ser comparado, de modo nenhum, com a glória que nos será revelada no futuro. O Universo todo espera com muita impaciência o momento em que Deus vai revelar o que os seus filhos realmente são. Pois o Universo se tornou inútil, não pela sua própria vontade, mas porque Deus quis que fosse assim. Porém existe esta esperança: Um dia o próprio Universo ficará livre do poder destruidor que o mantém escravo e tomará parte na gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Pois sabemos que até agora o Universo todo geme e sofre como uma mulher que está em trabalho de parto. E não somente o Universo, mas nós, que temos o Espírito Santo como o primeiro presente que recebemos de Deus, nós também gememos dentro de nós mesmos enquanto esperamos que Deus faça com que sejamos seus filhos e nos liberte completamente. Pois foi por meio da esperança que fomos salvos. Mas, se já estamos vendo aquilo que esperamos, então isso não é mais uma esperança. Pois quem é que fica esperando por alguma coisa que está vendo? Porém, se estamos esperando alguma coisa que ainda não podemos ver, então esperamos com paciência.” - NTLH.
Continua no próximo post,
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!