quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Doutrina da Salvação - 28.

Continuação do post anterior.
A Graça como fonte da Salvação.
O homem só é salvo por causa da graça de Deus em Cristo. A graça divina é a fonte de onde promana a salvação. A Bíblia declara que onde abundou o pecado, superabundou a graça (Veja em Romanos 5.20: “ Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;” - RC).
Ela proveu uma justificação gratuita em Cristo, para todos os que crêem (Veja em Romanos 3.24,25: “ Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva. Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela fé nEle. Deus quis mostrar com isso que Ele é justo. No passado Ele foi paciente e não castigou as pessoas por causa dos seus pecados; mas agora, pelo sacrifício de Cristo, Deus mostra que é justo. Assim Ele é justo e aceita os que crêem em Jesus.” - NTLH), e se manifestou trazendo a graça a todos os homens (Leia em Tito 2.11:Pois Deus revelou a sua graça para dar a salvação a todos.” - NTLH).
É pela graça que somos salvos (Veja em Efésios 2.8: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;” - RA). Ela produziu a obra de Cristo, que é a causa eficiente da salvação, e suscita a fé, que é o instrumento de aceitação, para que a salvação se torne uma realidade na experiência da vida.
A graça de Deus se manifesta na concessão de favor a quem não merece. O maior favor da graça divina é a dádiva da salvação a quem não conseguiu cumprir as obras da lei (Veja em Romanos 3.20,28: “ Pois ninguém é aceito por Deus por fazer o que a lei manda, porque a lei faz com que as pessoas saibam que são pecadoras. Assim percebemos que a pessoa é aceita por Deus pela fé e não por fazer o que a lei manda.” - NTLH; e em Gálatas 2.16: “sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.” - RA).
A graça exclui, portanto, qualquer idéia de mérito, seja o mérito das obras da lei, seja da fé. A salvação não é por mérito, mas é um dom gratuito de Deus (Veja em Romanos 6.23: “ Pois o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor.” - NTLH).
Continua no próximo post.
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!