sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A Doutrina da Salvação - 34.


Continuação do post anterior
Predestinação.
Deus é Todo Poderoso e criou o homem de tal maneira que ele pode resistir à Sua vontade. A Bíblia nos mostra que as pessoas podem resistir ao chamado do Espírito Santo para a salvação (Veja em Hebreus 3.7-14: “Por isso, como diz o Espírito Santo: “Se hoje vocês ouvirem a voz de Deus, não sejam teimosos como foram os seus antepassados quando se revoltaram contra ele, no dia em que eles o puseram à prova no deserto. Ali os antepassados de vocês Me desafiaram e Me puseram à prova, embora eles tivessem visto o que Eu fiz durante quarenta anos. Por isso fiquei irritado com aquela gente e disse: ‘Eles são gente de coração perverso e não querem obedecer aos meus mandamentos.’ Eu fiquei irado e fiz este juramento: ‘Eles nunca entrarão na Terra Prometida, onde eu lhes teria dado descanso!’” Meus irmãos, cuidado para que nenhum de vocês tenha um coração tão mau e descrente, que o leve a se afastar do Deus vivo. Pelo contrário, enquanto esse “hoje” de que falam as Escrituras Sagradas se aplicar a nós, animem uns aos outros, a fim de que nenhum de vocês se deixe enganar pelo pecado, nem endureça o seu coração. Pois seremos companheiros de Cristo se continuarmos firmes até o fim na confiança que temos tido desde o princípio.” - NTLH).
A Escritura também indica que aquele que responder à oferta de Deus será salvo (Veja em João 3.36: “Por isso quem crê no Filho tem a vida eterna; porém quem desobedece ao Filho nunca terá a vida eterna, mas sofrerá para sempre o castigo de Deus.” - NTLH).
Quando a palavra predestinação se aplica a salvação, significa que na eleição, Deus tem o propósito de salvar aqueles que aceitam seu Filho e sua oferta de salvação e que Ele vai cumprir este propósito. Entendemos com este termo, portanto, que Deus cumpre o seu propósito de salvar aqueles que aceitam a salvação. Em outras palavras Ele já providenciou a salvação para aqueles que iam aceitá-lO e já sabia antecipadamente quais seriam eles.
A predestinação significa que Deus, no tempo certo, cumpre sempre as suas decisões e os seus propósitos feitos desde a eternidade. Quanto ao seu relacionamento com a salvação, a predestinação se refere àquilo que Deus determinou para aqueles que aceitam a Sua redenção.
Continua no próximo post.
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!