sábado, 25 de maio de 2013

Os Grandes Cismas do Cristianismo - 01.



O Cristianismo é a religião de todos aqueles que creem que Jesus Cristo é o Filho de Deus, que Ele morreu e ressuscitou; que veio ao mundo anunciar aos homens as Boas Novas da Salvação, ou seja, como viver e o que fazer para ganhar a Salvação e a vida eterna; e se livrar da perdição em que o mundo se encontra; e quando morrer ficar livre do tormento eterno no lago de fogo e enxofre, junto com satanás e seus anjos caídos (os demônios), que já foram julgados e condenados.
Jesus Cristo morreu na cruz para pagar pelos pecados dos homens que acreditarem na sua mensagem e levarem vida santa obedecendo aos seus ensinamentos. Ele ressuscitou e subiu aos céus em glória. Jesus virá novamente ao mundo para julgar os vivos e os mortos. Ao fim do julgamento Ele separará uns dos outros como um pastor separa as ovelhas dos cabritos. E aos condenados dirá: “... Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparados para o diabo e seus anjos” (Mateus 25.41). E para aqueles que forem salvos dirá: “... Vinde, benditos do meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mateus 25.34). Leia na sua Bíblia Mateus 25.31-46.
Jesus estabeleceu uma Nova Aliança de Deus com os homens, com o seu sangue. (Veja em Marcos 14.24: “Então, lhes disse: Isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos” - RA). Essa mensagem de um enviado de Deus, Ele mesmo divino, tem sua fonte nas Escrituras Sagradas dos judeus. O Cristianismo, portanto, nasceu com a afirmação de que os tempos preditos no Antigo Testamento haviam chegado; de que o reino de Deus anunciado pelos profetas já estava entre os homens.
Embora Cristo tenha aparecido entre os judeus e a eles dirigido a sua pregação, isso pareceu um escândalo para os judeus, que não admitiam que o Deus único não fosse UM, que Deus possa ter um filho e que um homem tenha a “audácia sacrílega” de pretender-se Filho de Deus.
A fé judaica repousava na Palavra de Deus conservada nas Escrituras Sagradas do Antigo Testamento. A fé cristã se estabelece nas palavras, nos ensinamentos, nos gestos e na vida de um homem-Deus. Sua história foi escrita por quatro autores, seus seguidores, chamados Marcos, Mateus, Lucas e João; e seus ensinamentos são explicados por epístolas escritas por seus seguidores, apóstolos escolhidos por Jesus. Esses escritos e mais o livro histórico de Atos dos Apóstolos formam o cânon do Novo Testamento.
O Livro de Atos dos Apóstolos descreve a formação das primeiras comunidades cristãs, que se foram formando separados dos judeus, após a crucificação, ressurreição e ascensão de Jesus Cristo. Essas primeiras comunidades cristãs se formaram antes que houvessem livros escritos, como um texto sagrado, baseando-se apenas nos testemunhos e sinais miraculosos dos seguidores de Jesus. Somente após trinta anos é que começaram a ser escritos as primeiras epístolas e evangelhos.
Continua no Próximo post

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Doutrina da Salvação - 39.

Continuação do post anterior.
Arrependimento.
Arrependimento é o primeiro passo que se requer na salvação. Sem ele não há salvação. Os profetas do Antigo Testamento pregaram o arrependimento, implícito na idéia de conversão, como uma exigência básica de Deus para o livramento do povo (Deuteronômio 30.10;“se deres ouvidos à voz do SENHOR, teu Deus, guardando os seus mandamentos e os seus estatutos, escritos neste Livro da Lei, se te converteres ao SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma.”; Jeremias 8.6: “Eu escutei e ouvi; não falam o que é reto, ninguém há que se arrependa da sua maldade, dizendo: Que fiz eu? Cada um corre a sua carreira como um cavalo que arremete com ímpeto na batalha”; Ezequiel 18.30: “Portanto, eu vos julgarei, a cada um segundo os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o SENHOR Deus. Convertei-vos e desviai-vos de todas as vossas transgressões; e a iniqüidade não vos servirá de tropeço”).
Arrependimento foi também o ponto alto na pregação de João, o Batista, como exigência do reino de Deus (Mateus 3.2:Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus”; Marcos 1.15: “ dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho”).
Jesus Cristo seguiu a mesma linha de pregação do Precursor, requerendo o arrependimento dos homens para a entrada no reino de Deus (Mateus 4.17: “Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus”; Lucas 13.3-5: “Não eram, eu vo-lo afirmo; se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis. Ou cuidais que aqueles dezoito sobre os quais desabou a torre de Siloé e os matou eram mais culpados que todos os outros habitantes de Jerusalém? Não eram, eu vo-lo afirmo; mas, se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis”).
O mesmo fizeram os apóstolos (Marcos 6.12: “Então, saindo eles, pregavam ao povo que se arrependesse”; Atos 2.38: “Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”; 3.19: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados,”; 20.21: “ testificando tanto a judeus como a gregos o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo”; 26.20: “ mas anunciei primeiramente aos de Damasco e em Jerusalém, por toda a região da Judéia, e aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento.”). O arrependimento é uma ordem de Deus para todos os homens e em todos os lugares (Atos 17.30: “ Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam” ).
Continua no próximo post.
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!