quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Doutrina da Salvação - 14.


Necessidade da Regeneração.
Continuação do post anterior.

A Regeneração é uma necessidade absoluta para a entrada no Reino de Deus (Confira em João 3.3: “Jesus respondeu: —Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo” - NTLH). A razão disto é que o homem está morto em delitos e pecados (Cf em Efésios 2.1: “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados” - RA), e precisa de uma vivificação de fora para poder viver eternamente (Cf em Efésios 2.4-6: “ Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos, e, juntamente com Ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus” - RA). Nessa vivificação o pecador é santificado, e sem essa nova vida moral e espiritual ele não poderia ter comunhão com Deus (Veja em Hebreus 10.10: “E, porque Jesus Cristo fez o que Deus quis, nós somos purificados do pecado pela oferta que Ele fez, uma vez por todas, do seu próprio corpo” - NTLH; veja, também em Hebreus 12.14: “Procurem ter paz com todos e se esforcem para viver uma vida completamente dedicada ao Senhor, pois sem isso ninguém O verá” - NTLH).
Além disto, o padrão ético-religioso de Jesus para os seus seguidores está muito acima daquilo que o homem natural pode atingir. Ele requer uma justiça acima da dos “escribas e fariseus” (Veja em Mateus 5.20: “ Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus” - RA); O caráter dos cidadãos do reino de Deus é muitíssimo elevado. Confira lendo os capítulos 5 a 7 de Mateus. O amor a Deus deve ser incondicional (Veja em Mateus 22.37 : “Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento” - RA). Por tudo isto requer-se uma nova vida, vinda de Deus para dentro do coração humano, conforme Ele mesmo prometeu fazer muito tempo antes (Confira em Jeremias 31.33,34: “Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao SENHOR, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR. Pois perdoarei as suas iniqüidades e dos seus pecados jamais me lembrarei” - RA; e em Ezequiel 36.26,27: “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis” - RA.
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário