Continuação do post anterior.
A Igreja do Oriente.
As Comunidades Cristãs Primitivas que
adotam formas de funcionamento e que fixam, progressivamente, seus hábitos,
suas crenças e seus ritos, se constituem na igreja Primitiva, que no curso dos
séculos se tornou uma instituição conquistadora, ora perseguida, ora poderosa,
muitas vezes dividida: A Igreja Cristã.
Para conhecermos bem o Cristianismo
devemos conhecer suas grandes divisões e cismas, a saber: (1) - a Igreja
Ortodoxa ou Igreja do Oriente; (2) - O catolicismo; (3) - O Protestantismo ou
Igreja Evangélica; e, (4) - As Seitas Heréticas.
Muito cedo, discussões sobre a pessoa
de Cristo, sobre o seu Reino e sobre a imagem de Deus dividiram as comunidades
cristãs. Muitas vezes deram origem a doutrinas mais ou menos duradouras que os
bispos, os Pais da Igreja ou os Concílios refutaram ou condenaram como
heresias. Algumas dessas heresias continuam vivas, como a Igreja Copta do Egito
e a Igreja da Armênia, herdeira do monofisismo, etc.
Além do protesto de Lutero e dos
reformadores contra os escândalos da Igreja no século XVI, e que deu origem à
Reforma Protestante, o outro cisma mais importante saiu da crise entre a Igreja
do Oriente e do Ocidente, que deu origem à Igreja do Oriente ou Igreja Ortodoxa. Essa crise iniciada no século IV, agravou-se
nos séculos XI e XIII, tendo chegado à separação definitiva depois da tomada de
Constantinopla em 1453.
Suas causas são diversas: culturais,
teológicas e políticas. Duas datas marcam a ruptura: 1054 - quando, depois do
fracasso de uma tentativa de reconciliação, o legado romano excomungou o
patriarca da Constantinopla Miguel Cerulário. E 1204 - depois do saque de
Constantinopla pela quarta Cruzada
Discordâncias
de ritos - Depois, questões de
ritos ou disciplina eclesial provocaram novas divisões. Através de crises mais
ou menos longas e mais ou menos graves essas divisões levaram à cismas, isto é,
uma ruptura permanente com a Igreja anterior. Na igreja antiga os ritos eram
diversos, segundo os países, a saber: ritos galicano, bizantino, copta, etc.
Usavam, contudo só duas línguas na liturgia: O latim no ocidente, sob a Igreja
de Roma e o grego no oriente, sob as igrejas de Antioquia, de Jerusalém, de
Constantinopla, etc. Com o Império Bizantino o rito de Constantinopla veio a se
impor sobre os demais e com ele veio a primazia de seu patriarca. Do século IV
ao século VIII a Igreja de Constantinopla rompeu cinco vezes com a igreja de
Roma.
Discordâncias
de doutrina – A definição do Concílio
de Calcedônia, sobre as duas naturezas de Cristo, não foi bem aceita pelos
monofisistas, que predominavam nas igrejas do Oriente, além da grande aceitação
popular para “uma só natureza” de Cristo. A dissensão criada por esse grupo de
monofisistas (defensores da fórmula de uma só natureza de Cristo) era um
assunto que não podia ser tratado suavemente. A história nos conta de rebeliões
que aconteceram contra a interpretação de Calcedônia nas igrejas de Alexandria
e Antioquia. Houve uma encíclica subscrita pela maioria dos bispos do Oriente
que despertou imensa aprovação popular à respeito do assunto, evidenciando a
existência de dois partidos que se revezavam nos bispados das igrejas do Oriente.
Continua no próximo post.
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