sexta-feira, 9 de março de 2012

Doutrina da Salvação - 16

Continuação do post anterior.
Regeneração e União com Cristo.
O lugar onde se opera a regeneração é em Cristo. É em Cristo que tudo se faz novo (Veja em 2 Coríntios 5.17: “ E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” - RA).
Nele o “velho homem” morre e o “novo homem” é criado (Veja em Efésios 2.10: “ Pois somos feitura dEle, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.” - RA).
Esta união é obra do Espírito Santo naquele que crê. A condição essencial para o homem é crer em Jesus Cristo; com isso ele é unido com Cristo pelo Espírito Santo (Veja em Efésios 1.13: “ em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nEle também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;” - RC).
O batismo é sinal exterior dessa maravilhosa união do crente com Cristo na Sua morte e na Sua vida ressurreta (confira em Romanos 6.3-5: “ Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição,” - RA).
Esta é uma realidade espiritual, apropriada e vivida pela fé.
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!
Em Cristo Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário