quinta-feira, 24 de maio de 2012

Doutrina da Salvação - 20.



Continuação do post anterior.
A Regeneração.
A regeneração difere do arrependimento, fé e conversão no sentido de que ela é uma ação direta de Deus na vida do crente. O homem deve arrepender-se dos seus pecados, crer no Evangelho de Jesus Cristo e converter-se; assim Deus ordena. Mas não há mandamento para que o homem se regenere, pois esta é uma obra feita por Deus. Ela é o princípio essencial da salvação.
A Bíblia usa vários termos para referir-se ao que chamamos de regeneração. Entre outros, ela fala de novo nascimento (Veja em João 3.3: “A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” - RA); ou nascido de Deus (Veja em João 1.12,13: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” - RA; Veja também em 1 João 5.1,4: “ Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido. Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” - RA).
A Bíblia também fala de vivificação (Veja em Efésios 2.1,4,5: “ E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)” - RC; fala de renovação pelo Espírito (Veja em Tito 3.5: “ não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo” - RA).
Fala de nova criação (Veja em Efésios 2.10: “Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós” - NTLH; e em 2 Coríntios 5.17: “ E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” - RA).
E fala também em ressurreição (Veja em Colossences 2.13: “ Antigamente vocês estavam espiritualmente mortos por causa dos seus pecados e porque eram não-judeus e não tinham a lei. Mas agora Deus os ressuscitou junto com Cristo. Deus perdoou todos os nossos pecados” - NTLH; e Colossenses 3.1: “Vocês foram ressuscitados com Cristo. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus” - NTLH).
Contudo o termo mais apropriado e utilizado na teologia é regeneração, conforme podemos ler em Tito 3.5: “não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo” - RC; e em 1 Pedro 1.3: “ Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,” - RA. A idéia da Bíblia é de que há um homem natural e outro regenerado, ou feito de novo, por Deus, em Cristo Jesus.
Continua no próximo post.
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!
Em Cristo Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário