quarta-feira, 27 de março de 2013

A Doutrina da Salvação - 36.

Continuação do post anterior.
A Justificação.
A Justificação é um ato judicial de Deus. Ela ocorre diante do Tribunal Divino e não na alma do homem, como acontece com a regeneração. A Regeneração e a Justificação devem ser estudadas juntas, porque acontecem ao mesmo tempo. Quando Deus, mediante o Seu Espírito regenera uma pessoa, Ele também a justifica declarando-a justa e livre do castigo do seu pecado. Além disso, Deus trata da pessoa como se nunca tivesse pecado.
A justificação significa que o pecador foi julgado em Cristo, está perdoado, é aceito como justo diante de Deus, e fica absolvido da condenação eterna (Vejamos João 5.24: “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida” - RA; e Romanos 8.33: “Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica” - RA).
Justificação implica no perdão dos pecados, por isto não há mais condenação (confira em Lucas 18.14: “Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado” - RA). Todos os pecados são tratados na justiça de Cristo, aqueles já cometidos e os que ainda vierem a ser praticados pois o perdão remove toda a culpa do indivíduo diante do trono de Deus, e garante seu pleno livramento da condenação eterna. A provisão para o perdão dos pecados futuros já fora feita (Veja em 1 João 2.1,2: “Meus filhinhos, escrevo isso a vocês para que não pequem. Porém, se alguém pecar, temos Jesus Cristo, que faz o que é correto; ele nos defende diante do Pai. É por meio do próprio Jesus Cristo que os nossos pecados são perdoados. E não somente os nossos, mas também os pecados do mundo inteiro” - NTLH).
Entretanto, o justificado, ao cometer pecado, deverá confessa-lo e apropriar-se do perdão oferecido para não carregar o peso da culpa na sua consciência e sofrer os efeitos disto na sua relação com Deus (confira em Salmo 32.3-5: “ Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado” - RA). Leia também, na sua Bíblia, o Salmo 51.1-13.
Continua no próximo post.
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário