quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

A Doutrina de Deus - 08.


Continuação do post anterior.
Deus é imutável (Ele não muda)
Todos nós temos faltas que precisam ser modificadas ou corrigidas; mas isso não acontece com Deus. Ele é perfeito. Ele não precisa complementar os Seus atributos e o Seu caráter. Ele é perfeito em todos os sentidos. Veja em Salmos 102.25-27: “Em tempos remotos, lançaste os fundamentos da terra; e os céus são obra das tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permaneces; todos eles envelhecerão como uma veste, como roupa os mudarás, e serão mudados. Tu, porém, és sempre o mesmo, e os teus anos jamais terão fim.” - RA.
Veja também em Isaías 46:9-10: “Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade;” - RA.
Malaquias 3.6 indica que visto ser Deus imutável, Ele terá misericórdia dos descendentes de Jacó, de tal modo que eles não sejam consumidos. Veja também em Salmos 103.17: “Mas a misericórdia do SENHOR é de eternidade a eternidade, sobre os que o temem, e a sua justiça, sobre os filhos dos filhos,” - RA.
As Escrituras que aludem à imutabilidade de Deus ou a sua natureza que não muda, ensinam-nos certos princípios sobre o Deus a quem servimos. O Dr. Thiessen apresenta no seu livro, Systematic Theology, 1979, pág. 83, esses princípios que nós alistamos a seguir para que possamos ver mais claramente:
  1. Visto que Deus é infinito, auto-existente e independente, Ele está acima de todas as causas e possibilidades de mudanças.
  2. Não pode aumentar e nem diminuir e também não é sujeito a qualquer outro desenvolvimento.
  3. O poder de Deus nunca pode tornar-se maior ou menor, como também Ele não pode tornar-se mais sábio ou mais santo.
  4. Deus não pode ser mais justo, mais misericordioso e mais amoroso do que sempre foi e sempre será.
  5. Deus não pode mudar Seu relacionamento com as pessoas. Ele opera segundo princípios eternos que não variam com a passagem dos dias.
Visto que Deus é imutável, podemos entregar-nos completamente a Ele, dependendo de Sua Palavra. Podemos enfrentar todas as situações da vida com plena confiança, sabendo que, em todas as coisas, Ele opera para o nosso bem. Veja Romanos 8.28: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” - RA.
Provavelmente você tem observado trechos bíblicos como Números 23.19 e 1 Samuel 15.29 que dizem que Deus não muda o Seu parecer (Veja 1 Samuel 15.29: “Também a Glória de Israel não mente, nem se arrepende, porquanto não é homem, para que se arrependa.” - RA), enquanto que outras passagens bíblicas dizem que Ele lamentou ou entristeceu-se porque fizera certa coisa.
Veja em 1 Samuel 15.11: “Arrependo-me de haver constituído Saul rei, porquanto deixou de me seguir e não executou as minhas palavras. Então, Samuel se contristou e toda a noite clamou ao SENHOR.” – RA. Essa atitude de Deus não se refere a alteração fundamental em Seu caráter ou em Seus propósitos. Deus sempre odeia o pecado e Ele sempre ama ao pecador. Essa atitude é verdadeira tanto antes, quanto depois que alguém se arrepende. No entanto, Deus pode mudar o seu relacionamento com alguém, porque esse alguém mudou de atitude para com Ele.
Como exemplo disso, vemos que a atitude de Deus para com o pecado de Israel não mudou. Deus odiava o pecado daquela nação. Visto que o povo de Deus insistia em continuar no pecado, mui naturalmente eles tiveram de sofrer as penalidades impostas contra o pecado. Todavia, quando os filhos de Israel se arrependeram e abandonaram os seus pecados, o resultado foi que Deus mudou a maneira de tratar com eles.
Alguém já disse que o sol não exibe qualquer parcialidade ou mudança, quando amolece a cera e endurece o barro; pois a mudança não se dá no sol, mas no material aquecido pelo Sol. Podemos depender da imutabilidade ou ausência de mudança dos propósitos de Deus, de Sua Palavra e de Sua natureza. Assim como o sol amolece a cera e endurece o barro, assim também a imutabilidade de Deus opera, somente visando o bem daqueles cujos corações abrandam-se, correspondendo favoravelmente a Ele, embora também opere visando a destruição daqueles cujos corações endurecem-se e não correspondem favoravelmente a Ele.
Continua no próximo post

Nenhum comentário:

Postar um comentário