quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Doutrina da Salvação - 29.

Continuação do post anterior
Graça revelada em Cristo.
A graça redentora é aquela manifestada em Cristo Jesus. Ela se revelou na vida e nas obras do Filho de Deus. A graça veio por Jesus Cristo, assim como a lei veio por Moisés (Veja João 1.17: “Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.” - RA).
Portanto, a graça que traz salvação é a graça do Nosso Senhor Jesus Cristo (Veja em 2 Coríntios 8.9: “ pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos.” - RA).
Fora de Cristo a graça de Deus não opera a salvação, porque ela ficaria desprovida do fundamento de justiça (Veja em Romanos 3.25,26: “Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela fé nEle. Deus quis mostrar com isso que Ele é justo. No passado Ele foi paciente e não castigou as pessoas por causa dos seus pecados; mas agora, pelo sacrifício de Cristo, Deus mostra que é justo. Assim Ele é justo e aceita os que crêem em Jesus”. - NTLH).
Somente pela fé pode-se receber a graça de Deus. Precisamos viver vidas santas, pois a vida santa é efeito da salvação operada pela graça, recebida pela fé. A salvação que é um dom gratuito de Deus, se recebe pela aceitação confiante e incondicional de Cristo, como o Filho de Deus, Senhor e Salvador, conforme está proclamado no Evangelho. Com base nessa fé, o cristão é capaz de experimentar uma vida de amor, obediência e gratidão ao Senhor Jesus e ao Pai (Veja em 2 Coríntios 5.14,15: “Porque somos dominados pelo amor que Cristo tem por nós, pois reconhecemos que um homem, Jesus Cristo, morreu por todos, o que quer dizer que todos tomam parte na sua morte. Ele morreu por todos para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas vivam para aquele que morreu e foi ressuscitado para a salvação deles.” - NTLH).
Por isso não se pode viver relaxadamente no pecado, sem interesse pela santidade e pela vontade de Deus (Veja em Romanos 6.1,4: “Portanto, o que vamos dizer? Será que devemos continuar vivendo no pecado para que a graça de Deus aumente ainda mais? É claro que não! Nós já morremos para o pecado; então como podemos continuar vivendo nele? Com certeza vocês sabem que, quando fomos batizados para ficarmos unidos com Cristo Jesus, fomos batizados para ficarmos unidos também com a sua morte. Assim, quando fomos batizados, fomos sepultados com ele por termos morrido junto com ele. E isso para que, assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova.” - NTLH).
Continua no próximo post.
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário