sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Doutrina da Salvação - 31.

Continuação do post anterior.
A Eleição divina.
Outro elemento fundamental na salvação é a eleição divina. O homem é incapaz de operar a sua própria salvação, embora ele tenha de participar pessoalmente, movido por Deus, reagindo favoravelmente à ação redentora de Deus. Portanto, antes que o pecador possa responder ao chamado para a salvação, Deus já tomou a iniciativa de salvá-lo, ou seja, já o elegeu.
Os indivíduos foram eleitos para crer. Os motivos da eleição são ocultos. Os que não foram eleitos foram deixados no estado de perdição em que se encontram. Essa é uma doutrina polêmica com diferenças de entendimento entre denominações. De um lado, a Bíblia ensina a soberania de Deus na salvação, e de outro, a liberdade e responsabilidade do homem diante da oferta de salvação. Na interpretação da doutrina da eleição, a tendência, geralmente, é pender mais para um lado (soberania divina – calvinismo) ou para o outro (liberdade humana – arminianismo), como se fossem dois aspectos que se excluem mutuamente.
A doutrina da eleição se fundamenta em textos como estes: João 6.37,44: “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora”. “Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.” - RA; João 15.16: “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, Eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo conceda.” - RA;
Atos 13.48: “Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna.” - RA; Atos 22.14: “Então, ele disse: O Deus de nossos pais, de antemão, te escolheu para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires uma voz da sua própria boca,” - RA;
Romanos 8.28-30: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.” - RA;
Efésios 1.4,5: “assim como nos escolheu nEle antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele; e em amor nos predestinou para Ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade,” - RA; 2 Tessalonicenses 2.13: “Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade,” - RA;
1 Pedro 1.2: “eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.” - RA; 1 Pedro 2.9: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” - RA; entre outros.
Com base nestes textos, podemos destacar alguns elementos relacionados com a eleição.
(Continua no próximo post).
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário