sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Doutrina da Salvação - 03.

Significado do Arrependimento.
O arrependimento dos pecados (no grego: metanoia) é essencialmente uma mudança na mente em relação ao pecado e a Deus. Embora seja mudança na mente, o arrependimento envolve, também, a emoção e a vontade.
No aspecto intelectual, arrependimento subentende uma mudança no pensamento em relação ao pecado na vida do indivíduo e sua relação pessoal com Deus. O pecado é reconhecido e sua culpa e gravidade são percebidas. Deus é, percebido como aquele que exige retidão. O pecador se vê como maculado e desamparado (Veja em salmo 51.3,7: “Pois eu conheço bem os meus erros, e o meu pecado está sempre diante de mim. Tira de mim o meu pecado, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve” ; e em Lucas 15.17-19: “Caindo em si, ele pensou: quantos trabalhadores de meu pai tem comida de sobra, e eu aqui morrendo de fome! Vou voltar para a casa de meu pai e dizer: 'Pai, pequei contra Deus e contra o senhor e não mereço mais ser chamado de seu filho. Me aceite como um dos seus trabalhadores'” ).
O elemento emocional tem a ver com a mudança de sentimento. Sente-se tristeza pelo pecado e o desejo de perdão. Confira em: Salmo 51.1,2: “Por causa do teu amor, ó Deus, tem misericórdia de mim. Por causa da Tua grande compaixão apaga os meus pecados”. E mais: 2 Coríntios 7.9,10: “Mas agora estou alegre, não porque vocês ficaram tristes, mas porque aquela tristeza fez com que vocês se arrependessem. Aquela tristeza foi usada por Deus, e assim nós não causamos nenhum mal a vocês. Pois a tristeza que é usada por Deus produz o arrependimento que leva a salvação; e nisso não há motivo para alguém ficar triste”. O elemento volitivo (da vontade) subentende uma mudança da vontade e da disposição. Uma volta íntima contra o pecado. A pessoa arrependida quer fazer a vontade de Deus. Decide deixar o pecado e seguir a Cristo.
Portanto, arrependimento não é uma simples convicção de pecado. Nem é o que se chama de penitência (Praticar duros trabalhos ou sofrimentos corporais para obter méritos necessários para pagar a pena do pecado). Também não é mera reforma de conduta, ou mera tristeza pelo pecado. Arrependimento tem a ver com a convicção de pecado e suas conseqüências maléficas, desejo e vontade de abandoná-lo para seguir na direção de Deus.
Viva Jesus!
Deus lhe abençõe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário