quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A doutrina da Salvação - 08.


A Fé traz certezas.
Continuação do post anterior.
A Fé cristã traz certeza das realidades testemunhadas pela Palavra de Deus, sejam elas invisíveis, presentes ou futuras (Confira em Hebreus 11.1: “A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.” - NTLH). A certeza repousa na confiança que se tem no testemunho da Palavra divina. Mas ela é também fortalecida pela experiência com Deus já vivida pelo próprio indivíduo (veja em João 9.24,25: “Então os líderes judeus chamaram pela segunda vez o homem que tinha sido cego e disseram: —Jure por Deus que você vai dizer a verdade. Nós sabemos que esse homem é pecador. Ele respondeu: —Se ele é pecador, eu não sei. De uma coisa eu sei: eu era cego e agora vejo!” NTLH).
A fé cristã implica também em aquiescência. Aquiescência significa o consentimento da pessoa em relação a tudo aquilo que a verdade implica, e expressa-se na entrega de si mesmo, totalmente. É a entrega da vida à verdade crida. Disto decorre a obediência incondicional.
A fé leva também à apropriação dos bens espirituais. Aquele que tem fé evangélica apropria-se das realidades da sua fé, e incorpora à sua vida presente os bens espirituais prometidos por Deus, mas que ainda permanecem invisíveis ou no futuro (confira em 1 Timóteo 6.12: “Corra a boa corrida da fé e ganhe a vida eterna. Pois foi para essa vida que Deus o chamou quando você deu o seu belo testemunho de fé na presença de muitas testemunhas” - NTLH). Pela fé, o crente já antecipa aqui parte do gozo da herança celestial (veja 1 Pedro 1.3-9: “Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo. Por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva. Assim esperamos possuir as ricas bênçãos que Deus guarda para o seu povo. Ele as guarda no céu, onde elas não perdem o valor e não podem se estragar, nem ser destruídas. Essas bênçãos são para vocês que, por meio da fé, são guardados pelo poder de Deus para a salvação que está pronta para ser revelada no fim dos tempos.
Alegrem-se por isso, se bem que agora é possível que vocês fiquem tristes por algum tempo, por causa dos muitos tipos de provações que vocês estão sofrendo. Essas provações são para mostrar que a fé que vocês têm é verdadeira. Pois até o ouro, que pode ser destruído, é provado pelo fogo. Da mesma maneira, a fé que vocês têm, que vale muito mais do que o ouro, precisa ser provada para que continue firme. E assim vocês receberão aprovação, glória e honra, no dia em que Jesus Cristo for revelado. Vocês o amam, mesmo sem o terem visto, e crêem nele, mesmo que não o estejam vendo agora. Assim vocês se alegram com uma alegria tão grande e gloriosa, que as palavras não podem descrever. Vocês têm essa alegria porque estão recebendo a sua salvação, que é o resultado da fé que possuem” - NTLH).
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário