sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Doutrina da Salvação - 04.

Meios de arrependimento.
O arrependimento é o resultado da graça de Deus operando no mundo e no coração do pecador. É Deus quem conduz o pecador ao arrependimento (Confira em Atos 5.31: “E Deus O colocou à Sua direita como Líder e Salvador, para dar ao povo de Israel oportunidade de se arrepender e receber o perdão de seus pecados”; 11.18: “Quando ouviram isso, eles ficaram sem ter o que dizer e louvaram a Deus, dizendo: - Então Deus deu também aos não-judeus a oportunidade de se arrependerem e ganharem a vida eterna!”; Romanos 2.4: “Ou será que você despreza a grande bondade, a tolerância e a paciência de Deus? Você sabe muito bem que Ele é bom e que quer fazer com que você mude de vida”; 2 Timóteo 2.25: “que corrige com delicadeza aqueles que são contra Ele. Pois pode ser que Deus dê a eles a oportunidade de se arrependerem e de virem a conhecer a verdade”).
Deus atua, para levar o homem ao arrependimento, através da Sua Palavra (Confira em Lucas 16.30,31: “Só isso não basta, Pai Abraão – respondeu o rico. Porém, se alguém ressuscitar e for falar com eles, aí eles se arrependerão dos seus pecados”), da pregação do evangelho (Veja Mateus 12.41: ”No Dia do Juízo o povo de Nínive vai se levantar e acusar vocês, pois eles se arrependeram de seus pecados quando ouviram a pregação de Jonas. E Eu afirmo que o que está aqui é mais importante do que Jonas”; Lucas 24.47: ”E que, em nome dEle, a mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados seria anunciada a todas as nações, começando em Jerusalém”; Atos 2.38: “Pedro respondeu: - Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para que os seus pecados sejam perdoados, e vocês receberão de Deus o Espírito Santo”), por atos da Sua bondade (veja Romanos 2.4:; 2 Pedro 3.9: “O Senhor não demora a fazer o que prometeu, como alguns pensam. Pelo contrário, Ele tem paciência com vocês porque não quer que ninguém seja destruído, mas deseja que todos se arrependam de seus pecados”); pela correção do Senhor (Veja Apocalipse 3.19: “Escutem! Quanto aquela gente que pertence a satanás, aqueles mentirosos que afirmam que são judeus, mas não são, Eu farei com que eles venham e caiam de joelhos diante de vocês. E todos saberão que Eu amo vocês”).
Não obstante ser o arrependimento uma obra de Deus, é o homem que é instado a arrepender-se e é responsabilizado diante de Deus. Isto quer dizer que o indivíduo tem de exercer sua vontade própria para buscar conhecer a vontade de Deus e cumpri-la. Mas Deus vai ao encontro de homem nesta sua necessidade, possibilitando que ele faça o que deve fazer.
Viva Jesus!
Deus lhe abençõe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário