terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Doutrina da Salvação - 07.

Continuação do post anterior.

Um conceito de Fé Cristã.
Não é fácil definir a fé salvadora, ou fé salvífica (a fé que leva à salvação), devido os seus múltiplos aspectos. Os reformadores definiram três elementos na fé salvífica: o conhecimento dos fatos básicos do evangelho, a aceitação da verdade destes fatos , e a confiança na pessoa apresentada no evangelho, Jesus Cristo. Os dois primeiros elementos se expressam em crer que; o último, crer em.
A declaração de Hebreus 11.1, que “A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver” - NTLH, não é bem uma definição de fé, mas uma descrição do seu poder. Refere-se mais a função da fé do que à sua essência.
Um conceito mais sintético diz que fé é o assentimento da mente e o consentimento da vontade. Mas nessa definição falta o objeto da fé cristã. Acrescentando o seu objeto, podemos dizer que fé cristã é o assentimento da mente e o consentimento da vontade às boas novas da salvação em Cristo Jesus.
É preciso ressaltar que a fé salvífica envolve a mente e o coração. Com a mente conhecemos e temos por verdadeiros e infalíveis os fatos ou as verdades declaradas na Palavra de Deus (Confira em Romanos 10.17: “Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo” - NTLH). É a certeza intelectual das realidades declaradas na Escritura. É o assentimento da mente ao testemunho dado ou ao aspecto intelectual da fé.
Mas só a certeza intelectual não representa o que a fé bíblica é em si, e não é suficiente para a salvação (confira em Tiago 2.19: “Você crê que há somente um Deus? Ótimo! Os demônios também crêem e tremem de medo” - NTLH; e em Atos 8.13,18-21: “O próprio Simão também creu. E, depois de ser batizado, acompanhava Felipe de perto, muito admirado com os grandes milagres e maravilhas que ele fazia. Simão viu que, quando os apóstolos punham as mãos sobre as pessoas, Deus dava a elas o Espírito Santo. Por isso ofereceu dinheiro a Pedro e a João, dizendo: —Quero que vocês me dêem também esse poder. Assim, quando eu puser as mãos sobre alguém, essa pessoa receberá o Espírito Santo. Então Pedro respondeu: —Que Deus mande você e o seu dinheiro para o inferno! Você pensa que pode conseguir com dinheiro o dom de Deus? Você não tem direito de tomar parte no nosso trabalho porque o seu coração não é honesto diante de Deus” - NTLH).
Fé é também confiança do coração, isto é, do íntimo da pessoa, envolvendo a emoção e a vontade (o consentimento da vontade) para portar-se em conformidade com as verdades espirituais declaradas na Palavra de Deus. Pois é com o coração que se crê para a justiça (Veja em Romanos 10.10: “Porque nós cremos com o coração e somos aceitos por Deus; falamos com a boca e assim somos salvos.” - NTLH).
Os dois aspectos, certeza intelectual e confiança no coração, ou crença e confiança no evangelho de Cristo, constituem a essência da fé cristã.
Continua no próximo post.
Viva Jesus!
Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário